Resumos para o CACD?

maio 5, 2024

Pensando em como fazer bons resumos para o CACD? Experimente a técnica da revisão comprimida. Apesar do nome “revisão” trata-se de uma espécie do gênero resumo e serve apenas para conteúdos selecionados. É preciso primeiro saber decidir claramente o que entra na revisão.

Use 01 (uma) única página A4, branca e sem pauta, em sentido vertical, por sessão de estudo. Por exemplo: um capítulo por página; uma ideia do capítulo por página; três capítulos por página, um livro inteiro por página… você escolhe o que vai definir, considerando três critérios:

  1. a complexidade do material;
  2. a sua familiaridade com o tema;
  3. a finalidade do uso.

O que é sempre constante: a síntese. Ela deve ser feita em uma única face do papel (só frente, sem verso). Experimente usar diferentes tipos de papel, mas respeite as características.

A revisão comprimida não é um mapa mental! Enquanto o mapa  usa cores diversas e desenhos com algumas poucas palavras-chave, a partir de uma ideia central com braços hierárquicos que surgem do meio para fora, em respeito a uma estrutura que cria coerência entre as ideias e noção hierárquica do conteúdo (ideia central x ideias periféricas), a revisão comprimida não segue uma ideia central. Ela apresenta um volume de informação linear e pode conter algumas poucas imagens, tudo redigido em uma única cor.

Como começar

Faça marcações ao longo da leitura, pensando já na finalidade do uso. Utilize apenas uma cor de caneta para anotar somente as partes de maior importância para o seu aprendizado e finalidade. A leitura já será feita tendo-se em mente a fase de revisão comprimida: o que vale a pena grifar?

Pergunte-se: o que desejo alcançar com essa revisão comprimida? Comprimir! Simplificar um grande volume de matéria reduzindo-o ao essencial. Quero a essência da informação, como parte do exercício da simplicidade, que é o último grau de sofisticação e elegância, a remoção de tudo o que não é fundamental. A revisão comprimida obriga o usuário a simplificar as ideias.

Em suma

  1. trace um objetivo para a revisão (o escopo a ser comprimido)
  2. inicie o estudo do material propriamente dito. Você sabe o que está procurando. Quando achar, grife (pode haver microanotações raras ao lado dos grifos, mas nunca escreva demais para não gerar dispersão).
  3. antes de redigir, faça uma pausa de 01 (um) dia ou, ao menos, espere algum tempo após a leitura. Isso proporciona a “limpeza da mente”, que se torna a única página em branco em que deve caber tudo o que importa. Escrito à caneta de uma só cor, lembre-se.
  4. faça uma escrita blocada, de linhas curtas. Cada bloco deve corresponder a uma ideia. Pequenas ilustrações podem ser inseridas na sua revisão comprimida, mas são facultativas.

A revisão comprimida oferece a visão do todo e por essa razão é um instrumento muito útil para a construção do conhecimento.

*

Bons estudos!


(Foto: freepik.com)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *