3 razões convincentes para usar mapas mentais na sua preparação para o CACD

maio 5, 2024

(Uma compilação dos melhores tweets temáticos de Marcílio Falcão, diplomata e orientador educacional do Grupo Ubique. Com a permissão do autor.)

#1

Mapas mentais conseguem condensar grandes quantidades de informação, colecionada ao longo de meses de estudo em um só diagrama, que pode ser revisado em poucos minutos. Cumprem a função de uma espécie de “nuvem”, de onde você baixa os dados quando precisa deles.

#2

Mapas mentais ajudam a articular o conhecimento em redes de ideias, equivalentes a “gavetas mentais”. Se usados na estruturação de uma redação, cada família de ideias poderia corresponder a um parágrafo, por exemplo. Eles são uma excelente forma de “ver” o texto.

#3

Mapas mentais resgatam conteúdo dos textos que você mesmo escreveu na hora do CACD. Não espere conseguir reproduzir, na prova, trechos de textos que você leu. Nem daqueles de sua própria autoria! Aqui, os mapas atuarão como ponte.

Dica!

É muito mais eficiente ter um só mapa por assunto (mapa temático) do que um para cada leitura que faz. Pense em como você vai ser cobrado no CACD: terá que demonstrar sua capacidade de expressão sobre um tema e não sobre uma coletânea de capítulos.

Bons estudos!


Foto: www.freepik.com

2 Comentários

  1. Fátima Marques

    Eu ainda estou treinando a construção de mapas mentais. Já testei esse método com alguns alunos, da escola pública, que não sabiam estudar, e funcionou muito bem. Ele condensa, de forma muito eficiente, várias informações, que normalmente ficam dispersas em muitas linhas, de forma a concentrar uma síntese, formando uma espécie de “ideograma” do assunto estudado. Vale a pena treinar e fazer uso dessa poderosa ferramenta de aprendizagem!

    Responder
    • pupila

      Exatamente, Fátima! <3
      Bato sempre nessa tecla de que os mapas são ideogramas e que, por serem visuais, despertam os gatilhos da memória de longo prazo. E o que é mais incrível na minha opinião é que eles diminuem a necessidade de tantas revisões baseadas em "curvas de... do... como é mesmo o nome?" (Esqueci! kkkkkkk). O mapa é um dos materiais de revisão mais robustos que existem.
      E o aprendizado relativo à sua construção é continuo e muito instigante. Eu me apaixono mais por eles a cada dia!
      Um abraço e bons estudos!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *