UBWIKI: a revolução no estudo para o CACD

maio 18, 2024

Recentemente surgiu no horizonte o Grupo Ubique, um projeto de orientação gratuita aos candidatos que estão em fase de preparação para o CACD. O mentor do Ubique é o diplomata de carreira Marcílio Falcão, cujo site oferece módulos de apoio ao estudo do candidato ao CACD, que incluem, dentre outros assuntos, tópicos sobre organização e melhores técnicas de estudo,  bem como a sugestão enfática de que o treinamento prático para a etapa discursiva do concurso se dê através do que Falcão chamou de princípio da especificidade (leia mais no box). Além da mentoria, realizada – gratuitamente – pelo próprio diplomata, a plataforma do grupo inclui um sistema beta de anotações, as quais podem ser privadas ou públicas, em ambiente virtual de fácil acesso ao usuário: a UBWIKI. Paralelamente ao site, há ainda a página Praeterea de artigos correlatos ao CACD e à diplomacia, cujos textos são redigidos por Falcão e colaboradores. O modelo do projeto, antes sazonal, vem passando agora por ajustes e, em breve, será regular e receberá adesões de interessados a qualquer tempo.

UBWIKI, a Wikipédia do cacdista

Somado ao impressionante fator gratuidade e à qualidade oferecida pelo treinamento do Ubique, o que mais impressiona no ambicioso projeto é o nascimento da UBWIKI, a inédita “Wikipédia do Cacdista”, iniciativa visionária do diplomata. A ideia da UBWIKI é transformar o vasto edital do concurso em verbetes, que serão redigidos e aprimorados aos poucos pelos próprios candidatos e também por colaboradores de um grupo especial. Os verbetes são abertos e, portanto, editáveis a qualquer momento, por qualquer usuário. Sua curadoria é feita em fóruns de discussão oportunos. Com isso, Falcão pretende que, em algum tempo, o edital inteiro do CACD seja transformado em entradas de alto nível e acuidade, disponibilizadas gratuitamente para qualquer cacdista que queira pesquisá-las, reduzindo assim a necessidade de desperdiçar tempo e fortuna em buscas de fontes bibliográficas. O que não significa que o cacdista possa prescindir das bibliografias recomendadas. Não, não pode. Tampouco é essa a proposta da UBWIKI.

Simplificar o percurso coletivo até o Itamaraty, disponibilizando material de qualidade de autoria dos próprios cacdistas, a partir do estudo objetivo e aprofundado de fontes confiáveis de bibliografia; aplicar cotidianamente o princípio da especificidade à preparação, isto é, escrever com o mesmo critério que usará para apresentar um texto à banca examinadora; contribuir para a construção de um material didático rico e coletivo que auxiliará as próximas gerações de cacdistas a estudar; remodelar a maneira como se estuda para o CACD – tudo isto pretende ser contemplado pela UBWIKI, que, apesar de jovem, já se encontra em funcionamento.

Para ser um sucesso, porém, a UBWIKI depende do valioso apoio conjunto de todos os candidatos ao CACD, que, ao colaborarem para a construção de uma plataforma democrática, estarão oferecendo aos demais cacdistas em qualquer estágio preparatório condições semelhantes de competição. É um movimento de expansão renovador que chega ao hermético universo da preparação para a diplomacia, o qual, como bem sabemos, costuma ser solitário e de poucas trocas.

Cacdistas do Brasil, uni-vos! Que há de melhor e mais profícuo do que trabalharmos, desde já, não apenas pela nossa aprovação, mas também pela construção solidária de um futuro de estudos potencialmente brilhante e menos sacrificado para os cacdistas de amanhã? Quem não quer deixar um legado assim?

Sobre o princípio da especificidade

Especificidade é um princípio empregado no desenvolvimento de atletas de alto desempenho, cuja rotina de treinamento deve ser concebida e construída sob a perspectiva dos requisitos da atividade a ser desempenhada. Aplicada ao CACD, a especificidade é o ato de estudar da forma como seremos cobrados no concurso, uma vez conscientes das características de cada etapa. É imperativo, no CACD, para a fase discursiva, em especial, o desenvolvimento da capacidade de escrever uma dissertação extremamente clara, interessante, expressiva, tecida com boa argumentação e rica em conteúdo. A preparação eficaz transcende o mero conhecimento do assunto (input); ela exige o domínio da forma de se expressar sobre ele (output). A banca quer saber o que você é capaz de produzir a partir do conhecimento adquirido – ela julgará os textos que você vai apresentar na hora da prova – o produto final dos seus estudos, o qual definirá sua aprovação. Pela especificidade inerente ao próprio concurso, métodos genéricos de preparação para concursos, importados de outros contextos distintos daquele do CACD, são contraproducentes.

(Este trecho foi extraído do texto O princípio da especificidade na preparação para o CACD, de autoria de Marcílio Falcão, com adaptações. Íntegra disponível em https://praeterea.com.br/o-principio-da-especificidade-na-preparacao-para-o-cacd/)

1 Comentário

  1. Jamir Carvalho Dias

    Boa noite Marcílio Falcão,
    Estou recém iniciado na dura, árdua e linda missão de preparação ao CACD. É realmente muito gratificante possuir a Ubike juntamente com suas lives e indicações bibliográfocas para nos amparar. Desde já agradecido por tudo! Jamir Dias.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *