Quatro escolhas que favorecem os estudos para o CACD

novembro 21, 2024

Quatro escolhas que favorecem os estudos para o CACD são dormir, exercitar-se, alimentar-se bem e reduzir os super estímulos. Continue lendo.

Tenha boas noites de sono

Dormir bem é um bálsamo para a mente, pois tem efeito higiênico e tônico sobre o cérebro, o fígado e o humor. Para estudar bem, um cérebro descansado, alerta e afiado é fundamental; e isso se obtém principalmente com uma bela noite de sono. Atitudes que ajudam você a conciliar o sono são dormir à mesma hora, manter a temperatura do ambiente de dormir agradável, usar roupas confortáveis, quem sabe ouvir uma música suave e, por fim, adotar a escuridão total, para que a melatonina aja de forma plena e restaure todo o seu organismo. Se puder, evite estudar e dormir no mesmo espaço.

Mova seu corpo

Caminhe, corra, dance, nade, pule corda, salte, faça ioga, ginástica, musculação, encere a casa. Qualquer atividade que oxigene os seus músculos e o seu cérebro são altamente benéficas e revigorantes. Na verdade, o tempo dedicado à prática de atividades físicas é investimento na sua preparação ao CACD, já que o movimento proporciona vigor físico, equilíbrio, bem-estar e ainda favorece a memória para os estudos. Se tiver que sair para se exercitar fora, lembre-se de tomar as devidas medidas de segurança.

Alimente-se bem

Prefira comida minimamente processada: privilegie frutas, vegetais, gorduras saudáveis, cereais integrais e muita água pura. Quanto às demais bebidas, café é um reforço positivo desde que em quantidades moderadas e bem longe da hora de dormir, já que a cafeína leva cerca de 8h para sair da corrente sanguínea. A advertência vale para quaisquer bebidas estimulantes: evite-as próximo à hora de ir para a cama.

Reduza os super estímulos

Para estudar melhor, é recomendável restringir o uso das redes, dos serviços de streaming, do consumo indiscriminado de notícias via internet. A quantidade gigantesca de informações e de super estímulos visuais gera agitação, ansiedade e pode também provocar baixa autoestima, quando o usuário usa o que vê nas redes como parâmetro de comparação. E o pior de tudo é que super estímulos provocam atenção fragmentada, falta de foco e interferem na qualidade do seu sono, fatores esses que arruínam qualquer tentativa de se estudar adequadamente.

Substituir as atividades virtuais por outras concretas no mundo objetivo pode ser uma forma interessante de se revigorar e de fazer uma higiene mental. Ligue para os amigos e parentes, em vez de falar com eles por aplicativos; leia mais livros físicos. Faça um exercício mais audacioso: desligue-se por completo da net durante algum tempo. Seu eu diplomata do futuro vai te agradecer efusivamente.

Essas são quatro escolhas que fiz e que têm tido um efeito extremamente positivo na minha preparação pessoal para o CACD. Quem sabe sirvam de inspiração para a sua caminhada também?

O vídeo a seguir dialoga bem com o texto, embora sob uma ótica diferente. Você já o assistiu?

Bons estudos e sucesso.

*

Photo: Alex Geerts on Unsplash.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *