No final do ano passado tive a grata alegria de encontrar a Blue (nome fictício), que havia acabado de criar uma iniciativa muito útil para a comunidade cacdista. A boa-nova veio em forma de podcast – uma espécie de programa de rádio – agregando informação de qualidade ao universo de quem estuda para a diplomacia.
A primeira temporada do keepitbluepodcast trouxe entrevistas variadas não só com os estudantes como eu, que pudemos contar nossas próprias peripécias cacdistas, como também com especialistas das diversas áreas do certame, os quais partilharam um conteúdo precioso acerca das características das provas em cada fase. Houve até um depoimento do diplomata Marcílio Falcão.
Blue é filha de OFCHANs (oficiais de chancelaria), que trabalham para o Itamaraty desde a década de 1970. Aos 26 anos, a engenheira conta que sua infância foi muito movimentada, já que vive fora do Brasil desde os 11 anos de idade. Ela morou na Venezuela, Suíça, França, Coreia do Sul e Holanda. Dentre as dificuldades de morar fora, a moça pontua as constantes mudanças de escola e a necessidade de adaptação rápida (e por vezes abrupta e traumática) a idiomas e alimentação diametralmente diferentes.
A seguir, ela fala sobre o keepitbluepodcast, disponível no Spotify e no Deezer:
Por que criar um podcast para cacdistas?
Criei o podcast para me ajudar a compreender as melhores formas de estudar para o concurso e entender o que fazia mais sentido para mim. Senti que resumir alguns conteúdos em áudio me ajuda a apreender o que estudei. As entrevistas são uma forma aprendizagem para mim, a partir da experiência de outras pessoas.
Como você enxerga o CACD?
Como uma maratona cheia de voltas e surpresas.
Que outros podcasts úteis para o CACD você indica?
Vale a pena destacar que a Blue acabou de criar um grupo denominado “Cacdistas”, no Telegram, que aceita número ilimitado de participantes. Ficou interessado(a) nos conteúdos da Blue para o CACD? Você pode encontrá-la aqui e aqui.
Bons estudos e bom podcast!
0 comentários