O artigo anterior tratou, em linhas gerais, da revolucionária ferramenta de estudos para o cacdista moderno: a Ubwiki. O projeto foi lançado pelo diplomata Marcílio Falcão e pretende democratizar a maneira como se estuda para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). A ferramenta será continuamente aperfeiçoada pelos próprios cacdistas, que colaborarão para construir-lhe o arcabouço teórico. O texto de hoje explica alguns aspectos específicos do funcionamento desse sistema.
Como participar do projeto
Qualquer pessoa (alô, cacdista, alô professores!) pode contribuir para a construção da plataforma Ubwiki; para isso, basta cadastrar-se primeiro no site do Grupo Ubique. Uma vez criado o perfil, o usuário poderá acessar a Ubwiki e criar seu “avatar”, bem como escolher um apelido pelo qual será reconhecido nos verbetes públicos que inserir. Há também o programa dos voluntários especiais do Grupo Ubique, os quais poderão, uma vez aderindo ao projeto por e-mail, ser convidados a participar do desenvolvimento de novas ferramentas e serviços voltados para acelerar o tempo de aprovação.
O sistema
Apesar de ainda estar em versão beta – em fase de teste –, a Ubwiki já está no ar com conteúdos das diversas matérias. Os tópicos raiz de cada disciplina estão dispostos de acordo com o edital do CACD. Dentro desses tópicos, há (ou haverá) subdivisões do edital que nem sempre são óbvias para o candidato, agrupadas de modo mais pedagógico para a compreensão do conteúdo.
Ao lado de cada tópico, há um ícone indicando o estágio de desenvolvimento e “completude” do conteúdo do verbete: noz (zerado), broto (inicial) e lótus (completo).
A interface simplificada de formatação da barra de ferramentas junta tudo em um só lugar, facilitando a aplicação de estilos diferentes ao texto, sem maiores complicações.
Opção de trabalhar nos modos “público” e “privado”
A ferramenta oferece aos usuários a possibilidade de escrever para todos lerem (modo público) ou em formato de anotação privada, à qual apenas o proprietário do texto tem acesso. Desse modo, é possível que você acrescente suas impressões pessoais à sua apostila sem medo de que alguém mais tenha acesso àquela informação (vai que é o diferencial na sua redação do dia D, certo?)
A inserção e a edição de verbetes
Para inserir um verbete, basta escolher a opção, redigir o texto, revisar e depois salvar.
Os verbetes públicos podem ser editados infinitamente pelos próprios usuários. Todos podem modificar os verbetes alheios, sem que isso signifique perda da qualidade do conteúdo, até porque todas as edições de cada verbete ficam registradas desde a primeira intervenção, podendo ser restauradas sempre que conveniente ou necessário.
A plataforma é segura?
Os criadores da Ubwiki estão trabalhando com afinco para manter seguras as informações dos usuários do sistema. Para esse fim, são realizados, atualmente, backups periódicos. Os mentores já se debruçam também sobre o tema da criptografia da informação, a fim de garantir ao usuário a melhor e mais segura experiência de navegação na plataforma. Futuramente, será possível também baixar os arquivos.
A Ubwiki tem um belo futuro e pode vir a tornar-se o marco do movimento de renovação no estudo para o CACD. Mas para que isso se concretize, colegas, a colaboração de cacdistas de boa vontade é imprescindível. Tanto se fala em democratizar o estudo para o concurso da diplomacia, ultimamente, que a Ubwiki, parece, é uma opção viável, que coaduna com a bandeira do acesso aos meios de estudo por todos, para que o ponto de partida seja verdadeiramente justo e irrestrito.
Você pode encontrar todas as informações pertinentes ao Grupo Ubique e à Ubwiki nos sites:
E por que eu, cacdista, deveria abraçar a Ubwiki?
Bem, este será o tema de um post sequencial.
Bons estudos, sucesso, e até o Itamaraty!
0 comentários